Na última assembleia ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Peruíbe, realizada no dia 29 de julho de 2025, foi aprovada a criação da Câmara Setorial de Literatura. A nova câmara, que segue as diretrizes da Lei nº 4.637, de 27 de fevereiro de 2025, tem como objetivo debater políticas culturais para o segmento da literatura.
A iniciativa partiu de representantes da sociedade civil, como a Associação Peruibense de Letras e o Coletivo de Imersão Cultural, além de outros agentes literários da cidade.
Em breve, o Departamento de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura iniciará o mapeamento dos agentes culturais que atuam na cadeia produtiva de bibliotecas, livro, leitura e literatura no município.
A criação da Câmara Setorial de Literatura em Peruíbe é um passo importante para a gestão pública cultural, pois estabelece um canal de diálogo estruturado e contínuo entre a sociedade civil e o poder público. Essa aproximação é fundamental para o desenvolvimento de políticas culturais mais eficazes e representativas.